(Texto publicado no Blog Insighting)
Vender. Não importa se é um produto, um serviço ou uma informação, este é o verbo mais utilizado nas empresas. Acontece que, quando nos preocupamos muito em transmitir uma boa imagem para o público externo, não podemos esquecer quem está no nosso dia-a-dia. Funcionário, empregado, colaborador... Não importa como é chamado, ele é parte importante e imprescindível no relacionamento com seus clientes. Antigamente as ações com os funcionários eram responsabilidade exclusiva da área de Recursos Humanos da instituição. Hoje os comunicadores entram neste mercado para trabalhar em parceria com o RH. Afinal, quem melhor que um comunicador para lidar com este público?
Em um curso que fiz sobre Comunicação Corporativa, ouvi o jornalista e publicitário Marcelo Bernstein dizer que “vender conteúdo para o público interno é integrar imagem, valores, comprometimento, produtividade e fidelização, e transformá-los em informação e motivação”. Ou seja, quando o funcionário tem um bom conhecimento do negócio da empresa que trabalha, torna-se bem mais fácil motivá-lo. Estes funcionários fiéis terão mais comprometimento com o trabalho, indicarão os produtos/serviços aos amigos, irão advogar pela empresa e serão também consumidores. Quem não tem orgulho de sair nas ruas com a camisa da sua banda favorita ou do time do coração? Acredite, isto também pode acontecer com a sua empresa!
Eu particularmente já vivi os dois lados da moeda. Trabalhei em uma empresa do ramo varejista onde a imagem corporativa estava muito desgastada. No período em que fiquei nesta empresa não conheci uma única pessoa que vestisse verdadeiramente a camisa, e a maioria que saía iniciava um processo trabalhista contra a mesma. Muito triste... Por outro lado, trabalhei recentemente em uma empresa do ramo editorial completamente diferente. A comunicação interna era impecável, desde jornais murais a notificações por email, agregadas de concursos culturais e parcerias com universidades, farmácias e outros. Lá os funcionários tinham orgulho de fazer parte do grupo, e além de benefícios contratuais como plano de saúde e seguro de vida, a empresa também oferecia 50% de desconto em produtos da marca! Um lugar muito bom para se trabalhar!
Portanto, para uma comunicação interna mais produtiva, deixe seus funcionários a par de tudo que estiver acontecendo, seja uma nova campanha publicitária, o lançamento de um produto ou novos investimentos em áreas de uso comum (como o refeitório ou a sala de descanso). Promova eventos para integrar diversos setores e também um bate-papo com um diretor ou um representante do alto escalão da empresa, para que seu grupo sinta o quanto são importantes. Permita que seu funcionário seja consumidor de seu produto, através de descontos ou condições facilitadas, e com certeza ele indicará à família e amigos. Mostre que a visão e a missão da empresa são colocadas em prática no seu cotidiano, e mantenha um ambiente harmonioso e feliz.
E você, está feliz onde trabalha? Sente-se motivado, participativo, produtivo? Você indicaria a empresa que trabalha para outras pessoas? Pense nisso.
Abraços!
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